Seja Bem Vindo

28.7.14

Imbolc se aproxima


Todos os Sabás Maiores são conhecidos como Festivais do Fogo, pois são neles que tradicionalmente acendemos uma grande fogueira com exceção em Imbolc que é celebrado no pico do Inverno onde que muitos lugares o frio extremo impedia o acendimento do fogo ao ar livre e por isso que muitas velas ou tochas são acesas nesta data dentro dos ambientes. Por isso que este Sabá também é conhecido como Candelária ou Candlemas que vem do termo Candle = massa de velas. E esse costume carregamos até os dias atuais revivendo esta tradição.


Essas pequenas chamas em abundância representa a força do Deus Sol crescendo dentro de nós a cada dia que o Sol se aproxima já que após o ápice do Inverno anuncia também o seu declínio, tornando esse momento uma promessa de Primavera, onde arque tipicamente o Deus (Sol) vem como filho, crescendo forte e poderoso a cada dia. E daí você pode se perguntar: "Mas porque Imbolc?"

Imbolc significa "no leite" porque é o período que inicia a lactação dos animais e esse processo também dá boas vindas à uma estação mais abundante, a Primavera. Como muitos fazem oferendas para Deuses e Deusas de Fogo ou relacionados aos bosques, campos, rebanhos ou pastores, esse momento também é chamado de Imbolc Brigantia, Lupercus, Dia de Brid, Brigit´s Day e outros.

O nome que você vai associar à este Sabá depende de como a Natureza é ao seu redor no pico do Inverno.

Binha Martins

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © As novas da Grande Arte | Powered by Blogger