Imbolc se aproxima
Todos os Sabás Maiores são conhecidos como Festivais do Fogo, pois são neles que tradicionalmente acendemos uma grande fogueira com exceção em Imbolc que é celebrado no pico do Inverno onde que muitos lugares o frio extremo impedia o acendimento do fogo ao ar livre e por isso que muitas velas ou tochas são acesas nesta data dentro dos ambientes. Por isso que este Sabá também é conhecido como Candelária ou Candlemas que vem do termo Candle = massa de velas. E esse costume carregamos até os dias atuais revivendo esta tradição.
Essas pequenas chamas em abundância representa a força do Deus Sol crescendo dentro de nós a cada dia que o Sol se aproxima já que após o ápice do Inverno anuncia também o seu declínio, tornando esse momento uma promessa de Primavera, onde arque tipicamente o Deus (Sol) vem como filho, crescendo forte e poderoso a cada dia. E daí você pode se perguntar: "Mas porque Imbolc?"
Imbolc significa "no leite" porque é o período que inicia a lactação dos animais e esse processo também dá boas vindas à uma estação mais abundante, a Primavera. Como muitos fazem oferendas para Deuses e Deusas de Fogo ou relacionados aos bosques, campos, rebanhos ou pastores, esse momento também é chamado de Imbolc Brigantia, Lupercus, Dia de Brid, Brigit´s Day e outros.
O nome que você vai associar à este Sabá depende de como a Natureza é ao seu redor no pico do Inverno.
Binha Martins