A cada cinco anos, no Nepal, é realizado o festival hindu Gadhimai Mela, como forma de homenagem a Gadhimai, a deusa do poder, no distrito de Bara, perto da fronteira com a Índia. Durante dois dias, os fiéis realizam um ritual de sacrifícios de milhares de animais.
Somente na última sexta feira de Novembro (28), quase 6.000 búfalos foram decapitados e 100 mil cabras mortas, segundo o tabloide americano Daily Mail. Um funcionário do governo local informou que aproximadamente 2,5 milhões de devotos foram ao festival.
Eles acreditam que o sacrifício dos animais agrada Gadhimai e, assim, a deusa retribuirá com sorte e prosperidade.
Sozinho, o sacerdote-líder do templo de Gadhimai sacrificou diversos búfalos, além de uma cabra, uma galinha, uma pomba, um porco e um rato. Para ele, "foi um grande dia". Ainda completou dizendo que "o sacrifício de búfalo terminou, mas vamos continuar os rituais com cabras e outros animais por mais um dia".
Ativistas locais dos direitos dos animais são totalmente contra tal prática, mas os fiéis argumentam que o festival é tradicional e realizado há muitas gerações. Já os representantes do governo local dizem que não podem proibir o abate, pois estariam ferindo os sentimentos dos fiéis.
Durante o último festival, em 2009, aproximadamente 250 mil animais foram mortos. Este ano, o número pode chegar a 300 mil. Após o sacrifício, as cabeças dos animais são enterradas, enquanto o couro e a pele são vendidos.
Matéria de Douglas Marques
Fonte: http://www.jornalobruxo.org