Seja Bem Vindo

21.2.16




O caminho do Peabiru, foi uma estrada Inca que tinha inicio nos Andes peruanos e se estendia até o Oceano Atlântico,  mais precisamente ligando as cidades de Cusco no Peru ao litoral do estado de São Paulo. Com cerca de 3 mil quilômetros ela atravessava os territórios de Bolívia e Paraguai além do Brasil e Peru. Outras ramificações do caminho levavam até aos estados do sul do país chegando ao Rio Grande do Sul.




  Peabiru em tupi significa;  ''pe'' = caminho, ''abiru'' = gramado amassado. O caminho que continha muitas ramificações era uma   rota de locomoção que ligava regiões extremas do Brasil, ligando desde a  Lagoa dos Patos - RS até a Amazônia. Apesar de muito usado pelos guaranis eles próprios afirmavam que  o caminho não foi aberto por eles, os indígenas atribuíam a construção ao seu Deus Sumé que teria criado a rota inicial no sentido leste-oeste.




Nos caminhos era realizado uma intensa troca comercial entre os povos do litoral  brasileiro e os Incas. Os índios do litoral forneciam sal e conchas enquanto os do norte, feijão, milho e penas de aves, em troca os Incas davam objetos de cobre, ouro, prata e bronze.




 Hoje apenas pequenos trechos do caminho estão preservados que na sua maioria são formados por carreiros de 1 metro e meio de largura, e um leito com rebaixo de cerca de 40 centímetros coberto com uma espécie de grama chamada  puxa-tripa. Em alguns trechos mais difíceis ,ele chega a ter pavimentação feitas com pedras. Inscrições rupestres,mapas e símbolos astronômicos também são encontrados...




Crédito: Armando Capeletto
Fonte: http://omundovariavel.blogspot.com.br



0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © As novas da Grande Arte | Powered by Blogger